terça-feira, 8 de novembro de 2011

Sapporo

Sapporo  é a quinta maior cidade do Japão capital da província de Hokkaido. Tem aproximadamente dois milhões de habitantes e foi designada cidade por mandato governamental a 1 de Abril de 1972.
O povoado surge no final do século XIX e se desenvolve rapidamente com populações vindas de outras regiões do país. Seu maior evento anual é o Festival de neve em Fevereiro, conhecido pela sua competição de esculturas no gelo e foi em Sapporo que surgiu um prato consumido em todo o Japão, o "ramen a miso". Os restaurantes que o servem são alguns de seus atrativos, bem como muitos dos prédios históricos localizados no centro da cidade.



Em Sapporo foram realizados os primeiros Jogos Olímpicos de Inverno a decorrer na Ásia, que abriram a  de Fevereiro de 1972 e além disso, ela continua a abrigar eventos internacionais de desporto.

Antes de seu surgimento, a área ocupada por Sapporo (conhecida como planície de Ishikari) abrigava diversos assentamentos dos povos ainos. Apenas no fim do Período Edo, em 1866, teve início a construção de um canal na região, o que encorajou os primeiros habitantes a criarem a vila de Sapporo. O nome dela tem provável origem na língua aino "Sat-poro" (área seca e larga) ou "Sari-Poro-Pet" (terra úmida e larga).
Em 1869 (ano de fundação de Sapporo), o novo governo Meiji concluiu que o centro administrativo de Hokkaido, na época o porto de Hakodate, estava mal localizado para a defesa e o estímulo ao desenvolvimento da ilha. Como resultado determinou-se que uma nova capital deveria ser construída na planície de Ishikari. A própria planície fornecia uma grande extensão de terra plana e seca, o que é relativamente raro na geografia montanhosa de Hokkaido.

Em 1870 e 1871, Kiyotaka Kuroda, o vice-presidente da Comissão de Desenvolvimento de Hokkaido aproximou-se do governo dos Estados Unidos para cooperação no desenvolvimento da região indicando Horace Capron, secretário da agricultura sob o presidente Ulysses S. Grant, como conselheiro especial para a Comissão. Os trabalhos de construção começaram em torno de um parque, Odori Koen, que permanece sendo um cinturão verde recreacional que divide a área central da cidade em duas metades. A cidade seguiu de perto o traçado urbanístico utilizado nos Estados Unidos em forma de rede, com as ruas em ângulos rectos, formando blocos residenciais, ainda hoje incomuns no Japão.
A migração para Hokkaido prosseguiu, principalmente de Honshu, e a prosperidade de Hokkaido e, particularmente, de sua capital chegou a um ponto em que a Comissão de Desenvolvimento tornou-se desnecessária e foi abolida em 1882.


A cidade continuou a se desenvolver, com sua população ultrapassando um milhão de pessoas na década de 1970,ocasião em que tornou-se sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1972. A cidade desenvolveu especialmente para o evento um sistema de metropolitano, o primeiro do Japão a utilizar rodas de borracha. O crescimento das linhas do metropolitano acompanhou o crescimento da população.

Administrativamente encontra-se dividida nos seguintes bairros: Chuo-ku, Kita-ku, Higashi-ku, Shiroishi-ku, Toyohira-ku, Minami-ku, Nishi-ku, Atsubetsu-ku, Teine-ku, Kiyota-ku.
Parque Odori -
 situado no centro de Sapporo, este parque é como um cinturão ornado de plantas e flores, para o deleite dos residentes e dos turistas. A maior parte dos principais eventos anuais de Sapporo, como a Festival de Neve, são ali realizados. A Torre de Televisão de Sapporo, na parte oriental do parque oferece uma vista panorâmica da cidade.





Prédio da Torre do Relógio - este prédio, construído originalmente em 1878 como um local para exercícios militares para a Escola de Agronomia de Sapporo, é um símbolo da cidade e evoca os dias de pioneirismo.


Monte Moiwa - densamente arborizado, o Monte Moiwa é um local estratégico para uma vista panorâmica da cidade. À noite, dali se tem uma visão feérica da cidade iluminada.

O acontecimento mais importante da cidade é o Festival de Neve de Sapporo  que acontece na primeira semana de Fevereiro no Parque Odori, centro da cidade. O festival atrai visitantes de todo o Japão e de outros países e é conhecido por sua competição de esculturas de gelo e neve de vários tamanhos.
Sapporo é uma cidade recente e algumas de suas construcções turísticas são os antigos prédios da administração, feitos com tijolos vermelhos, hoje transformados em museus. Outras construcções incluem a Torre do Relógio de Sapporo (Sapporo Tokeidai construído em 1878 em estilo ocidental, a Torre de televisão de Sapporo (Sapporo Terebi-to, o Hokkaido-jingu, templo xintoísta e o Sapporo Dome, estádio sede de alguns jogos da Copa do Mundo de 2002


Festival da Neve de Sapporo acontece até o dia 12

Organizadores esperam um público de 2 milhões de pessoas ao evento realizado em Sapporo (Hokkaido)



© 2005 Sapporo City
340600364-.jpg


 Apesar do inverno ameno e da escassez de neve, começou no dia 6 o festival da Neve de Sapporo (Hokkaido), com exposição de cerca de 300 esculturas de gelo e neve.


 Os organizadores do festival, que conta com três pontos de exposição, esperam atrair cerca de 2 milhões de pessoas ao evento durante a semana em que estará aberto ao público.


 Entre as esculturas mais ambiciosas desta edição estão um modelo do navio quebra-gelo Soya e uma réplica do Aquarium Churaumi de Okinawa, famoso por acolher um tubarão-baleia em suas instalações.


 O festival conta com obras de caráter lúdico, como um escorregador de 100 metros de comprimento e um labirinto, com o objetivo de fornecer entretenimento aos visitantes.


 As temperaturas deste inverno foram dois graus superiores à média de outros anos, circunstância que repercutiu na escassez de neve e na queda de chuva, que obrigou os artistas a fazer horas extras para reparar as imperfeições causadas pelas precipitações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário