O jogo foi lançado dia 17 de dezembro de 2009 no Japão. No primeiro dia, o jogo vendeu mais de um milhão de cópias, o que fez com que se tornasse o jogo mais bem sucedido do Playstation 3 no Japão. Em 9 de março de 2010 o jogo foi lançado na Europa e na América do Norte.
Final Fantasy XIII é um dos jogos da coleção Fabula Nova Crystallis Final Fantasy XIII e acontecerá no mesmo universo dos outros jogos, mas sem relação direta com eles. O diretor de Final Fantasy X-2 e Final Fantasy XII: Revenant Wings, Motomu Toriyama, retorna como diretor deste jogo.
O game era exclusivo do console Playstation 3, mas durante a apresentação da Microsoft na E3 de 2008 o presidente da Square Enix, Yoichi Wada, confirmou o lançamento do jogo também para Xbox 360. O game será lançado simultaneamente no mercado Americano e Europeu e no Japão apenas para o PlayStation 3.
A história de Final Fantasy XIII gira em torno dos fal'Cie (pronunciado / fælsi), seres criados a partir de cristais. Pessoas que são marcadas pelos fal'Cie para grandes fins são chamados de l'Cie. Cada l'Cie tem uma missão, uma meta que o fal'Cie quer que ele ou ela cumpra dentro de um determinado período de tempo. Porém, o fal'Cie não diz explicitamente o que o objetivo é. Os l'Cie ganham a habilidade de invocar Eidolons, mas essa habilidade vem com um preço: se um l'Cie morre antes de completar a sua missão, ou não conseguir concluir a sua missão dentro de um período de tempo, ele ou ela torna-se um monstro conhecido como Cieth. Por esta razão, ser escolhido como l'Cie é visto como uma maldição.
Alguns (treze) séculos atrás, um fal'Cie construiu um paraíso para a humanidade: a cidade de Cocoon, que flutua acima da superfície do mundo conhecido como Pulse. Ambos Pulse e Cocoon têm os seus próprios fal'Cie. O fal'Cie de Cocoon criou formas de vida e máquinas para os seus habitantes usar, e assim a humanidade floresceu. Ao longo do tempo, o povo de Cocoon começou a temer pela segurança do seu mundo, e achavam que ele seria derrubado do céu para o inferno que Pulse era.
Nos dias atuais, Pulse tem efeitos estranhos nas pessoas. No entanto, como o Snow leva a Team Nora numa tentativa em vão de parar a revolta dos civis, a misteriosa Lightning luta à sua maneira contra soldados da PSICOM para encontrar o fal'Cie de Pulse com a ajuda de Sazh. Através de uma cadeia de acontecimentos, estes três, juntamente com dois exilados, Vanille e Hope, são escolhidos pelos fal'Cie de Pulse para se tornarem l'Cies e, com isso, tornam-se inimigos da humanidade uma vez que a sua missão é destruir o mundo.
Sistema de batalha
O conceito de batalha de Final Fantasy XIII é manter o carácter estratégico. O sistema resultou de um desejo de criar batalhas semelhantes às encontradas em Final Fantasy VII. Assim como em Final Fantasy XII, os inimigos estão integrados no ambiente do mundo. No entanto, ao contrário das batalhas de Final Fantasy XII, estas não têm lugar na mesma "dimensão", mas sim num pequeno flash que transporta as personagens para uma nova tela de batalha, separando a personagem do mundo principal. O sistema Active Time Battle (ATB) retornará, mas agora funciona de forma diferente dos seus antecessores. Os jogadores serão capazes de desencadear um grande número de comandos em conjunto para alcançar bónus de ataque. O sistema de batalha de Final Fantasy XIII terá um novo modo de alterar as "tarefas" de cada personagem em batalha: o "Paradigm Shift".
O sistema de batalha foi primeiro mostrado durante a E3 2006, mas foi apenas um protótipo. Uma nova interface foi mostrada recentemente pela Square Enix em várias revistas japonesas. Na batalha, o jogador pode controlar apenas uma personagem num grupo de três.
Múltiplos comandos podem ser empilhados em slots por turno e lançados ao mesmo tempo para formar uma combinação. O número de slots de comando aumenta conforme as personagens crescem em força. Estes comandos incluem magias clássicas da série como Attack, Fire, Blizzard e Cure, bem como novos, tais como Ruin, Ruinga, Strike e Radial. A diferença entre o sistema de batalha e XIII e a barra de ATB é que esses comandos podem ainda ser colocados nos slots, embora a barra se esgote, e as ações serão executadas quando os slots necessários forem preenchidos. No jogo não existe MP, mas sim "pontos de custo" para cada comando, que determinam quantas vezes os comandos podem ser usados por turno. Por a magia não poder ser utilizada fora da batalha, o HP da equipa é completamente restaurado após cada batalha.
Um "estado de ruptura" é uma das novas funcionalidades do sistema de batalha de Final Fantasy XIII. As quebras referem-se ao tempo em que um inimigo entra num estado de não-retaliação. Isto ocorre quando uma cadeia de combinação foi mantida durante um certo período de tempo num inimigo. Quando uma combinação de alto nível foi alcançada, o inimigo vermelho acenderá e entrará nesse estado, durante o qual o jogador será capaz de infligir grandes quantidades de dano. A barra vai gradualmente diminuindo durante este período, e, quando se torna vazia, o estado de ruptura termina.
Uma nova opção no campo de batalha foi revelada durante Gamescom 2009 chamada "Paradigm Shift" ("Optima Change" no Japão). Usando esta opção, os jogadores podem trocar as tarefas dos membros da equipa durante a batalha. Por exemplo, um personagem pode mudar de ataques ofensivos para defensivos a meio de uma batalha.
O jogador é capaz de ver o HP e o nome do inimigo antes de se envolver na batalha. Ao contactar com um inimigo, a camera move-se para outra posição e o menu de batalha aparece, fazendo as transições de batalha quase perfeitas. O ecrã após a vitória da batalha contém informações como o tempo que o jogador levou para terminar a batalha, o mais alto número de combos executados, o número de ataques de interrupção e da qualidade de batalha, que é determinada por uma classificação de zero a cinco estrelas.
As clássicas criaturas Eidolons (como eram chamados em Final Fantasy IV e Final Fantasy IX) retornarão em Final Fantasy XIII. Cada personagem possui apenas um Eidolon que é invocado a partir de um cristal que "brota" da sua marca l'Cie. Os Eidolons confirmados são: Shiva, Odin, Bahamut, Alexander, Hecatoncheir e Brynhildr. Outros que aparecem nos trailers, mas que ainda não se sabe a quem pertencem são: Ifrit, Siren e Carbuncle. Quando convocados, os Eidolons permanecem na batalha juntamente com o seu invocador, enquanto que as outras personagens da equipa saem da batalha. Existe também um novo recurso chamado "Gestalt Mode" (conhecido como "Driving Mode" no Japão), que quando activado junta-se ao Eidolon e ao seu summoner de alguma forma. Por exemplo, o Snow pode montar e dirigir as duas Shiva Sisters - Nix e Styria. Isso muda o ritmo do combate significativamente. Mas nem todos os summons se transformam em veículos mecânicos; o Gestalt Mode de Odin permite transformá-lo num cavalo para a Lightning montar. O Gestalt Mode de Alexander transforma-o num grande castelo voador que rodeia o inimigo e lança bolas de fogo de todos os lados. A evocação desempenha um papel importante na história do jogo, tal como acontece em Final Fantasy VI, Final Fantasy IX e Final Fantasy X.
- Odin é o summon residente no cristal em forma de rosa da Lightning, o que significa que ele não pode ser convocado por mais ninguém. Ele aparece como um cavaleiro gigantesco vestindo uma capa branca e usando uma espada grande e um escudo maciço. No seu modo de Gestalt, Odin transforma-se num cavalo para a Lightning montar. Ele parece utilizar elementos de trovão e vento nos seus ataques e seu especial é o Zantetsuken.
- Shiva aparece na forma de duas irmãs gêmeas: Styria e Nix. No seu modo Gestalt, estas duas irmãs transformam-se numa moto que o Snow utiliza por diversas vezes nos trailers. Desta vez Shiva não se limita apenas ao elemento gelo, mas aparentemente pode manejar muitos deles.Seu especial é o Diamond Dust
- Bahamut é o Eidolon da Fang. No modo Gestalt ele assume a forma de um dragão alado com grande poder de ataque. Seu especial é o conhecido Mega Flare
- Alexander é o summon do Hope pertecente ao elemento sagrado. Em sua forma Gestalt transforma-se numa fortaleza gigante que é capaz de lançar grandes bolas de fogo de todos os lados e seu especial chama-se Divine Judment.
- Brynhildr é a summon do Sazh Katzroy. Ela é uma guerreira de fogo. Brynhildr pode transformar-se num carro de corrida e o seu ataque especial chama-se Múspell Flame.
- Hecatoncheir é o summon da Vanille. Uma criatura mitologica com muitos braços que ataca com o poder da terra, em sua forma Gestalt se transforma em uma maquina que pode atirar semelhante ao Dressphere da Riku Final Fantasy X-2 e seu especial é o Gaian Salvo
Produção
Final Fantasy XIII foi exibido pela primeira vez na convenção E3 de 2006. Ao lado de Final Fantasy Versus XIII e do jogo para Playstation Portátil Final Fantasy Agito XIII, Final Fantasy XIII é parte do projecto Fabula Nova Crystallis Final Fantasy XIII, mas nenhum destes jogos é uma sequência ou antecessor a qualquer outro. A Square Enix explicou que, apesar de que todos os três jogos se desenvolverem no mesmo universo, eles não estão directamente relacionados em termos de história. O jogo é executado na engine Crystal Tools, uma engine de jogo de sétima geração, compatível com múltiplas plataformas, que foi construída pela Square Enix para seus futuros jogos. A engine e o jogo foram feitos para o Playstation 2, mas foram movidos para o Playstation 3 numa mudança de planos.
Vários dos desenvolvedores do jogo já trabalharam em instalações anteriores na série. Motomu Toriyama, director de Final Fantasy X-2 e director e escritor de cenários de Final Fantasy XII Revenant Wings, irá dirigir o novo jogo e escrever a história. Eiji Fujii, antigo diretor cinematográfico de Final Fantasy XII, retornará a sua posição. Isamu Kamikokuryō, co-diretor artístico de Final Fantasy XII, também retornou, ao lado de Tetsu Tsukamoto, este último desenhista das armas. Os principais programadores serão Kazumi Kobayashi e Yoshiki Kashitani. Ocasionalmente, os desenvolvedores de Final Fantasy Versus XIII ajudam no desenvolvimento de Final Fantasy XIII. O diretor de batalha de Final Fantasy X Toshiro Tsuchida irá retornar como diretor de batalha do novo jogo. Ele pretende dar personalidades e histórias aos inimigos individualmente. Ele optou por não comentar quando lhe foi perguntado se os jogadores irão dar comandos a membros da equipe individualmente ou se o controle será limitado apenas ao líder da equipe. O co-compositor de Final Fantasy X Masashi Hamauzu irá compor as músicas do jogo, com o ex-compositor regular da série Nobuo Uematsu providenciando o tema principal.
- Lightning
- Snow Villiers
LINDO
- Oerba Dia Vanille
- Sazh Katzroy
.
- Hope Estheim
- Oerba Yun Fang
Nenhum comentário:
Postar um comentário